O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram chamada pública no valor total de R$ 60 milhões no âmbito do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio). Os pesquisadores têm até 25 de agosto para submeter os projetos.
O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) é um projeto nacional estratégico que visa ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira e subsidiar a implementação de políticas públicas voltadas para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais do Brasil.
A iniciativa busca suprir lacunas de conhecimento, em especial em regiões de difícil acesso e escassez histórica de conhecimentos científicos. Além da obtenção de dados científicos sobre a biodiversidade, incluindo aspectos como diversidade taxonômica, genética populacional e aspectos evolutivos, o PPBio também busca compreender padrões de distribuição de plantas e animais e do processo ecológico que resultam nos padrões atuais.
Para participar da chamada, o responsável deve ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes, título de Doutor e ser coordenador do projeto. Além disso, precisa ter vínculo com a instituição de execução do projeto ou, se aposentado, comprovar que mantém atividades acadêmicas e científicas. A proposta apresentada deverá ainda tratar de uma das nove linhas de pesquisas elencadas no edital e abordar ao menos três temas citados na chamada.
Outro requisito é que as propostas submetidas nas linhas de pesquisa contemplem projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação estruturados em Redes Integradas de Pesquisa.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, pela Plataforma Integrada Carlos Chagas, com preenchimento do Formulário, até às 23h59 de 25 de agosto. Informações adicionais sobre esta iniciativa podem ser obtidos pelo e-mail atendimento@cnpq.br ou pelo telefone (61) 3211-4000. Veja aqui o edital clicando aqui: