A Ufes, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Fundação Espírito Santense de Tecnologia (Fest), e a Secretaria Municipal de Educação de Castelo (ES) estão realizando naquele município o curso de extensão Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais. Dirigido a profissionais da área da educação, o curso tem o objetivo de capacitar esses profissionais para a implementação das Diretrizes Nacionais para as relações étnico-raciais e para o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.
A abertura solene da capacitação foi realizada na última quinta-feira, 18, com a apresentação da palestra Relações Étnico Raciais Desafios e Possibilidades na Educação Básica, ministrada pelo professor do Centro de Educação da Ufes, Gustavo Forde.
718 inscritos
O curso conta com 716 inscritos – entre gestores, professores e assistentes educacionais – que participarão de módulos que serão ministrados de forma presencial e on-line.
Estiveram presentes na solenidade de abertura o prefeito de Castelo, João Paulo Nali; a secretária municipal de Educação, Ana Paula Farias; o coordenador do curso de extensão, professor Iguatemi Rangel, entre outras representações de movimentos sociais do município.
A representante da Proex no evento, Marlene Oliveira, expressou seu contentamento com a iniciativa: “Achei importantíssima a criação deste projeto de extensão, levando formação continuada às professoras e gestoras do município de Castelo, com parcerias de projetos sociais, como a presença de representantes do Espaço Cultural Dandara dos Palmares, fazedores da cultura africana para combater o racismo, o preconceito e a intolerância religiosa. Esse evento não só marcou o início do curso, mas também estabeleceu o compromisso com as questões abordadas”.
Texto: Assessoria de Imprensa da Ufes com informações da Pró-Reitoria de Extensão