Você já se perguntou como é o dia a dia de um cientista? O que ele faz na universidade? Quais são os seus desafios e as suas conquistas? Como ele produz conhecimento e como ele compartilha esse conhecimento com a sociedade?
Essas são algumas das questões que o site “A Ciência que Fazemos” quer responder. Nosso objetivo é mostrar como é o trabalho dos pesquisadores nas universidades brasileiras, os obstáculos que precisam superar, os seus sonhos e as suas motivações. Queremos aproximar o cidadão comum da ciência produzida na academia, valorizar o esforço dos cientistas e contribuir para a formação da cidadania.
A socialização da ciência é uma forma de comunicar à comunidade o conhecimento que tem sido produzido pela academia. É uma forma de construir significados relevantes para a sociedade sobre os temas e as questões que envolvem a pesquisa científica. É uma forma de democratizar e humanizar a informação.
Neste site, você vai encontrar histórias de graduandos, mestres e doutores que dedicam parte de suas vidas à ciência.
Você vai conhecer os seus projetos, as suas metodologias, os seus resultados e as suas implicações.
Vai descobrir como eles se relacionam com outros pesquisadores, com outras áreas do conhecimento e com outras instituições.
Vai entender como eles se inspiram em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, que defendia o diálogo como base para a construção do saber.
Esperamos que você goste do nosso conteúdo e que ele desperte em você a curiosidade e o interesse pela ciência. Acreditamos que a ciência é construída pelo saber e no saber acumulado, transmitido social e culturalmente. Por isso, queremos fazer parte dessa construção junto com você.
Seja bem-vindo ao site “A Ciência que Fazemos”!