Texto: Samantha Nepomuceno e Rafaela Aguiar/Assessoria de Comunicação da Fapes
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), marcou presença no primeiro dia do Espírito Santo Innovation Experience (ESX) 2023. No espaço destinado às ações do Governo do Estado, a Fapes promoveu o “Fapes Talk: Na trilha da Inovação – Da Academia ao Mercado”, em que o diretor de Inovação da Fundação, Elton Moura, conversou com três startups capixabas beneficiadas em diferentes editais da Fapes sobre as oportunidades que a Fundação oferta na trilha da inovação de uma startup.
Elton Moura abriu o talk explicando o que é a Fundação, o papel dela no fomento à inovação no Estado e o impacto no ecossistema. “Nos últimos quatros anos de gestão, o Governo do Estado, por meio da Fapes, disponibilizou mais de R$ 74,5 milhões para o fortalecimento da inovação e do empreendedorismo capixaba. Com isso, 355 startups do Espírito Santo foram beneficiadas”, destacou.
O diretor de Inovação também comentou sobre a atuação da Fundação na trilha da inovação de uma startup, tema do Fapes Talk. “A trilha começa com a fase da ideação de uma startup, segue para a validação do produtor, operação, tração e termina na escala. Essa trilha é para a Fundação como um mapa que olhamos de cima verificando aonde estão as lacunas. Ao percebermos essas lacunas, podemos intervir apoiando as startups financeiramente ou de outras formas, para que essas empresas possam dar seguimento em seus projetos, não deixando que obstáculos atrapalharem na construção de suas startups, seus empreendimentos. Nosso principal objetivo é o de não deixar que essas novas startups caiam no vale da morte, que é quando encerram suas atividades”, explicou Elton Moura.
Ele destacou ainda que a Fundação oferta chamamentos públicos que percorrem toda a trilha. “Temos editais, como o do Centelha, que pega da fase da ideação à operação. O SEEDES (Startups e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo) acelera startups que já estão na fase da tração e escala, e muitos outros editais. Uma novidade para o 2º semestre de 2023 será a chamada Inova Talentos, que apoiará empresas de todas as fases da trilha”, completou Moura.
Bate-papo com as startups sobre a trilha da inovação
As três startups convidadas para participar do Fapes Talk foram WiBag Conecta, que atua com um novo conceito em conectividade móvel e foi contemplado no Edital Centelha I; a Cooki, que oferece gestão para restaurantes, por meio de um sistema próprio, e foi acelerada pelo Programa SEEDES; e a BeHappier, que criou uma plataforma que contribui com o aumento dos níveis de bem-estar e felicidade nas empresas. A startup está no Edital Tecnova II.
Leonardo Domingos é o CEO da WiBag Conecta e contou para o público porque quis participar do Edital Centelha I. “A chamada permitiu que a gente construísse todo um ciclo de ideias até o produto pronto para ir para o mercado. Foi sensacional! Esse edital deu garra para gente seguir com a ideia até o final, até realizarmos ela. E esse talk aqui no ESX foi muito legal. Contar as nossas experiências incentiva que outras pessoas que tenham ideias boas façam o mesmo. Nós mostramos que, sim, é possível participar dos editais e fazer nossas ideias acontecerem”, declarou.
O Programa Centelha é o primeiro impulso para quem quer empreender e é destinado a startups que estão na fase da ideação, pois oferece recursos financeiros e capacitação necessária para iniciar novos empreendimentos. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI. No Espírito Santo, a execução é da Fapes.
Pela startup Cooki, o CEO João Paulo Canadell participou do Fapes Talk. Ele explicou que a empresa foi acelerada pelo 1º programa público de aceleração de startups, o SEEDES. O CEO contou que já havia pesquisado sobre outros editais com o mesmo tipo de fomento, mas que não encontrou nenhum como o SEEDES. “Quando a gente descobriu no edital que poderíamos ter uma aceleração sem ter que dar um percentual do nosso negócio e ainda receber um aporte financeiro do Governo do Estado, não pensamos duas vezes. E a aceleração foi muito importante para o crescimento da empresa”, disse o CEO da Cooki.
Canadell ainda comentou que gostou do convite da Fapes para participar do talk. “Gostei muito de participar com a Fapes desse evento. Esse painel vai ajudar outros empreendedores que estão começando a perceber que eles também podem conseguir o auxílio do Governo estadual. Então, a Fapes está de parabéns e o Sebrae também, por executarem isso tão fortemente em nosso Estado”, pontuou.
O SEEDES – Startups e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo – fomenta projetos de inovação em fases de tração ou escala, por meio de incentivos financeiros, capacitações e ações de difusão.
A 3ª startup convidada, BeHappier, foi representada pela CEO Flavia da Veiga, que destacou que o Edital Tecnova II salvou a startup dela. “Nós chegamos num momento, isso no meio da pandemia, em que eu já havia utilizado todos os recursos que tínhamos e este edital foi fundamental para conseguir a sobrevivência da BeHappier e levar a startup para o estágio seguinte”, afirmou a CEO da BeHappier.
O Tecnova é uma parceria da Fapes com a Finep, ligada ao MCTI. O Edital é voltado a projetos de inovação em fase de tração ou escala e oferta recursos financeiros para o desenvolvimento de produtos, bens, serviços ou processos inovadores que envolvam riscos tecnológicos associados a oportunidades de mercado e que estejam relacionados a setores econômicos estratégicos para as políticas estaduais e federais.
Além do Fapes Talk, a Fundação também disponibilizou um balcão de atendimento que ficou presente durante todos os dias do evento para esclarecer as dúvidas do público. O ESX2023 é uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), em parceria com o Governo do Estado.