O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Ufes, implantou uma nova forma de controle de estoques, baseada em método criado pela indústria japonesa e usado no mundo todo desde os anos 60, o Kanban.
Quando os japoneses inventaram a solução, ela foi baseada em sistema visual de abastecimento de um supermercado: conforme os produtos vão sendo vendidos (consumidos), os espaços vazios vão sendo reabastecidos.1
No Hucam, hospital integrante da rede Ebserh, a ferramenta demonstrará de imediato os medicamentos que estão sendo consumidos e que precisam ser fracionados (por meio das etiquetas de alertas, cada cor representa uma situação de estoque, sendo o vermelho o estoque crítico).
“Dessa forma, conseguiremos fracionar os medicamentos necessários com antecedência, gerando maior segurança no processo e somado a isso dispensar medicamentos que possam ser utilizados de forma mais segura e racional”, explica o chefe da Unidade de Farmácia Clínica e Dispensação Farmacêutica, Rayster Gonçalves Spala.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sugestão de leitura: 1- Peinado, Jurandir; Alexandre Reis Graeml (2007). Administração da produção (Operações Industriais e serviços. Curitiba: UnicemP. p. 449. 750 páginas