> Início » LabCidadades da Ufes detectou, na última semana, queda em casos de dengue no ES

LabCidadades da Ufes detectou, na última semana, queda em casos de dengue no ES

por Equipe ACQF

Pela primeira vez em 2024, o Índice de Interesse por Dengue (IDD) criado pelo Laboratório das Cidades (LabCidades), da UFES, em parceria com a SECTI do Governo do Estado do Espírito Santo traz uma tendência de queda no número de buscas pela doença na última semana. Os dados foram divulgados pelo LabCidades, responsável pelo Painel de Monitoramento de Interesse por Dengue.

Os registros do Painel de Monitoramento do Índice de Interesse por Dengue (IID) demonstram uma queda significativa no interesse da população pela doença, apontando tendência de declínio das notificações absolutas divulgadas pelos boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa).

Desde a 1° semana epidemiológica do boletim da SESA (31/12/23 a 06/01/24), até a 9° semana (25/02/24 a 02/03/24), o número de notificações de casos de dengue cresceram 1.167%. Ao passo que, neste mesmo período, o interesse das pessoas por informações sobre a dengue aumentou em 943%

O painel de tendências objetiva prever o crescimento de casos da doença com até duas semanas de antecedência, de acordo com o crescimento ou declínio do índice de interesse nas buscas pelo assunto. Os gráficos consideram uma comparação entre os picos de pesquisas por “dengue” do ano anterior e a situação atual dos municípios, sugerindo uma predisposição ao aumento de casos nas regiões.

Apesar da tendência observada de redução do interesse da população capixaba por “dengue” na última semana, o índice encontra-se ainda em um patamar elevado. A diminuição efetiva dos registros de notificações de dengue só deverá ser confirmada nas próximas duas semanas.

Municípios capixabas

O Painel de Monitoramento do Índice de Interesse por Dengue do LabCidades/UFES também acompanha os dados dos municípios do Espírito Santo. Para este boletim foram selecionados: Vitória, Vila Velha, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim, que seguiram a média estadual e apresentaram uma queda nos indicadores de interesse por dengue, com a capital apontando uma queda de 12%, o maior destaque dentre os municípios.

Por fim, vale destacar a importância de nos mantermos em alerta para a doença, apesar da tendência de queda nas pesquisas online. Segundo o coordenador do LabCidades, o professor Everlam Montibeler, “os números apresentados pelo Índice na semana passada comparada a penúltima semana é menor, mas isso só se refletirá na realidade da saúde da população em aproximadamente duas semanas, e precisamos continuar atentos com a água parada e principalmente com o repouso dos doentes”.

Serviço:

Para acessar o Painel de Monitoramento de Interesse por Dengue clique aqui.

You may also like

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumiremos que está de acordo com isto, mas pode optar por não aceitar se assim o desejar. Aceitar Ler mais