Estão abertas as inscrições para a edição de 2024 do projeto de extensão Introcomp, criado e mantido por estudantes do Centro Tecnológico da Ufes. Gratuito, o curso tem o objetivo de levar o conhecimento de programação básica a alunos do ensino médio da rede pública de ensino, atraindo mais jovens para as áreas tecnológicas e promovendo a inclusão digital de maneira mais efetiva. As inscrições estão abertas até o dia 7 de maio e devem ser feitas no site do Introcomp.
O processo seletivo é dividido em duas etapas. Na primeira, será realizada uma aula expositiva no dia 11 de maio, no auditório do prédio CT I, no campus de Goiabeiras. Na segunda etapa, no dia 25 de maio, será aplicada uma prova on-line cujo horário e link de acesso serão informados por e-mail.
Ao final do processo, serão selecionados 100 alunos, sendo que 50 vagas são reservadas para alunos da rede estadual.
As aulas do projeto serão ministradas aos sábados, no Centro Tecnológico da Ufes, com uma turma no período matutino e outra no vespertino. O curso será dividido em dois módulos: o primeiro, de nível básico,vai introduzir os estudantes aos conceitos básicos de algoritmos e programação; o segundo, de nível avançado, trabalhará conceitos como bibliotecas Python, com o desenvolvimento de um jogo ao final do módulo.
Parceria com o Secri
Neste ano, o projeto, por meio do Edital Fapes Nº 11/2023 – Extensão Tecnológica, implementou uma parceria com o Serviço de Engajamento Comunitário (Secri), para incentivar a participação de jovens do Território do Bem, que abrange o bairro de São Benedito e comunidades vizinhas.
Durante o curso, serão oferecidas monitorias presenciais no Laboratório de Informática do Secri, além de apoio para deslocamento dos estudantes do Território até a Ufes, aos sábados.
Serviço:
Mais informações no site https://introcomp.pet.inf.ufes.br e no perfil @introcompufes no Instagram.
Texto: Assessoria de Imprensa da Ufes