A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) deu início, nesta última terça-feira (11), ao processo de aceleração dos projetos do serviço público capixaba que foram vencedores da última edição do Prêmio Inoves. O evento foi realizado no auditório do Palácio da Fonte Grande, em Vitória.
Ao todo, dez iniciativas dos poderes Executivos Municipal e Estadual participarão do processo, que terá duração de 12 meses e será dividido em quatro etapas: Lançamento e Planejamento; submissão dos projetos para liberação do incentivo financeiro; oficinas e mentorias; e execução dos projetos.
O objetivo do programa é apoiar e investir no rápido crescimento das iniciativas. Por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes), cada projeto receberá R$ 30 mil, que poderão ser aplicados no desenvolvimento de atividades que auxiliem a alavancagem de resultados.
O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, destacou que o Governo do Estado vem investindo cada vez mais no processo de aceleração de iniciativas públicas capixabas.
“Transformamos o Inoves em bianual, destinando o período de um ano para a realização do prêmio e o ano seguinte para a aceleração dos projetos vencedores. Estamos também profissionalizando cada vez mais esse processo para que os servidores envolvidos se sintam valorizados e motivados com uma aceleração de qualidade que resulte em melhorias”, disse Calmon.
Já para o diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes, essa aceleração é mais uma ação do Governo que objetiva o desenvolvimento e o fortalecimento do ecossistema de inovação do Espírito Santo. “Essa é uma das prioridades de gestão do nosso governador e a Fapes entra como parceira, operacionalizando recurso financeiro para que os projetos sejam acelerados de maneira eficaz e com resultados concretos”, pontuou.
Arantes acrescentou que serão destinados o total de R$ 300 mil para auxiliar o desenvolvimento dos dez projetos vencedores do Inoves 2022. “Isso é investimento no hoje com o olhar no futuro”, afirmou.
A gerente de Inovação na Gestão da Seger, Nara Caliman, ressaltou que outras ações previstas no programa de aceleração incentivam a participação dos servidores. “A cada ano, percebemos que as equipes ficam muito motivadas com as mentorias e capacitações ofertadas. Com a Azys mais dedicada nesta edição, acreditamos que os resultados dos projetos serão ainda mais potencializados, pois já são inovadores em seu DNA”, destacou.