> Início » Ufes obtém nota máxima na avaliação institucional do Ministério da Educação

Ufes obtém nota máxima na avaliação institucional do Ministério da Educação

por Equipe ACQF

Ufes obtém nota máxima na avaliação institucional do Ministério da Educação | Imagens: Divulgação

A Ufes obteve conceito máximo – nota 5 – na Avaliação para Recredenciamento Institucional do Ensino Presencial, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). O resultado, divulgado nesta última quarta-feira (21), representa um avanço em relação à avaliação anterior, realizada em 2010, em que a Universidade havia obtido nota 4.

O recredenciamento institucional integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que analisa a qualidade da educação desenvolvida na Universidade, abarcando também os cursos e o desempenho dos estudantes. É uma avaliação que ocorre a cada oito ou dez anos, e que foi adiada em função da pandemia de covid-19. Nele são analisados 50 indicadores, que se agrupam em cinco eixos temáticos: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão; e infraestrutura.

“Este resultado precisa ser muito comemorado, pois reflete a grandiosidade da Ufes, a única universidade federal no Espírito Santo. A Ufes passa a integrar um seleto grupo de universidades federais que são nota 5”, destaca o reitor da Ufes, Paulo Vargas. Segundo o MEC, 14 das 68 universidades federais são nota 5.

“Agradecemos a toda a comunidade acadêmica, em especial àqueles que participaram na preparação e no processo de recredenciamento. Este resultado é fruto de um esforço coletivo, é uma conquista que é de todos, pois a Ufes somos nós”, complementou o reitor.

A Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) da Ufes destaca o grande esforço institucional, não só da Comissão Própria de Avaliação e dos colaboradores dos diversos setores diretamente envolvidos em levantar cerca de 1,4 mil documentos que embasaram a avaliação, mas também de todos os gestores, docentes, técnicos administrativos e estudantes que participaram de reuniões para analisar a Universidade.

“Foi um esforço de todos os setores e de todos os campi”, afirma a secretária de Avaliação Institucional, professora Leila Massaroni. Ela também destacou a importância do resultado obtido pela Universidade: “Essa avaliação fala sobre a qualidade da educação que temos na Ufes”.

Avanços

A visita institucional dos avaliadores à Ufes ocorreu de forma virtual entre os dias 14 e 16 de junho. Para chegar ao conceito 5, os avanços mais importantes da Ufes ocorreram nos eixos de planejamento e avaliação, de desenvolvimento institucional (Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI) e de políticas acadêmicas, com melhoria na política de atendimento aos discentes.

Os avaliadores indicaram possibilidades de melhorias no eixo de infraestrutura, o que, para a Administração Central da Ufes, reflete num passivo nessa área e nos contingenciamentos financeiros impostos à Universidade nos últimos anos. “São melhorias que já tinham sido mapeadas e que já estão em fase de planejamento, contratação ou realização”, afirma o superintendente de Infraestrutura da Ufes, Alessandro Mattedi.

No próximo mês, de 3 a 5 de julho, a Ufes passará pela Avaliação para o Recredenciamento Institucional do Ensino a Distância, também realizada pelo Inep.

Texto: Lidia Neves
Edição: Thereza Marinho

 

You may also like

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumiremos que está de acordo com isto, mas pode optar por não aceitar se assim o desejar. Aceitar Ler mais